Leandro Benko para Leigos

Dissertação / Outras Os efeitos da globalização na economia: sua relação com o emprego, a educaçãeste e a família brasileira

Este professor Milton Santos elucida: Este momento haveria 1 motor único que é, exatamente, a mencionada Ainda mais-valia universal. Esta se tornou possível porque a partir de agora a produçãeste se dá em escala mundial, por intermfoidio do companhias mundiais, de que competem entre si segundo uma concorrência extremamente feroz, tais como jamais existiu.

Em relaçãeste às barreiras internacionais impostas aos produtos brasileiros, pouco se avançou nesse cenário protecionista mundial. Por isso, nada Ainda mais justo ao Brasil do de que Escavar contrapartidas, e é blogar qual deveremos negociar na ALCA, na Uniãeste Europfoiia e na OMC.

A atual competitividade entre empresas caracterizada através sensível alteraçãeste na ESTILO de disputa por 1 espaço no mercado vem induzindo a uma ação violenta, quando adota uma constante invocação ideológica ao desenvolvimento nas empresas do uma personalidade competitiva e gananciosa saiba como questão essencial à realizaçãeste individual, legitimando as leis por mercado.

À medida de que compreendermos este fenômeno da globalização, AS SUAS relações com ESTES níveis por emprego da mão-do-obra, a educaçãeste, a família contemporânea e ESTES efeitos no País do futebol, será possível estabelecermos 1 espaço para novas formas por proceder no enfrentamento Destes problemas sociais brasileiros, construindo uma alternativa de modo a tomar aflorar a reflexão e o despertar de modo a a consciência social.

Ao analisarmos ESTES aspectos mais relevantes DE transformações do trabalho durante as décadas de 80 e 90, devemos destacar uma nova divisão internacional do manejorefregatráfego, fundamentada de 1 lado pela expansão do excedente por mãeste-de-obra desqualificada, sobrevivendo através do produção informal e precário, e do outro, por uma mão-de-obra qualificada disputando os melhores postos de manejorefregatráfego.

Não há saiba como negar a evidência extraordinária da velocidade do progresso técnico nas áreas por informática, por telecomunicaçãeste e do finanças; conseqüentemente, ningufoim escapará desse processo, e todos deterãeste do uma FORMATO ou de outra que adquirir novas habilidades e competências num processo contínuo.

Devemos defender o aprimoramento DE regras Acerca antidumping, redução por barreiras nãeste-tarifárias, combate ao protecionismo sanitário e fitossanitário, equilíbrio entre a proteção à propriedade intelectual e a promoçãeste da habilidade tecnológica, procurando corrigir as assimetrias na área agrícola, por exemplo.

As ações promovidas pelos participantes do Mercosul, particularmente as da classe política, nãeste convergem em busca do 1 desenvolvimento homogêneo.

A competitividade DE companhias e a exposição na mídia atravfois da maciça utilização da propaganda estãeste levando os indivíduos a abandonar as ações sociais, a generosidade, a solidariedade e a emoção, utilizando a entronizaçãeste do reino do salve-se quem puder, e só os Ainda mais competitivos é que sobreviverão nesse mundo internacionalizado.

Stiglitz prossegue: Os Estados Unidos davam ordens a todos, em especial depois da crise pelo Leste Asiático, Derivado do este capitalismo do compadres e seus perigos. Se a pregação do Ocidente nãeste é levada a sé especialmenterio em todos ESTES lugares, devemos compreender por quê.

1. O crescimento econômico e este próprio desenvolvimento não trouxeram fins esperados com intervenções dirigidas e implementadas a partir do processo do abertura e liberalizaçãeste Destes mercados, promovido pelos organismos financeiros internacionais, conjuntamente com os processos por integraçãeste econômica e comercial de caráter multilateral.

Os países pobres e em desenvolvimento sãeste ESTES qual Muito mais sofrem utilizando os fins nocivos dessa apropriação de recursos econômico-financeiros de toda ordem, vale dizer, sãeste os protagonistas da própria desgraça, característica do países dependentes e subservientes.

O qual interessa ao Brasil? – Empenhar-se em promover a liberalizaçãeste do utilizandoércio em bases recíprocas. Logo, temos a obrigaçãeste de sentarmos à mesa de negociações usando a plena confiança cave Isto por qual vamos reivindicar aquilo qual nos é do direito: a concessão ao acesso ao livre mercado (literalmente), promovendo este fim das barreiras comerciais impostas ao Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *